Quem são os israelitas da nova aliança?

   
    Desconhecendo o único D-us verdadeiro os povos criaram seus próprios deuses e mergulharam no paganismo e idolatria.
Naqueles remotos tempos surgiu um homem que temia ao Eterno, o patriarca Abraão. Com ele foi estabelecido um pacto, uma aliança, e recebeu promessas, entre as quais a bênção sobre as nações que amassem seu povo Israel:
"Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; de ti farei uma grande nação"...Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra." (Gn 12:1-3)
"Vós sois os filhos dos profetas e da aliança que Deus estabeleceu com vossos pais, dizendo a Abraão: Na tua descendência, serão abençoadas todas as nações da terra.” (At 3:25).

SÓ Israel é o Povo do Eterno!

"Não é por causa da tua justiça, nem pela retitude do teu coração que entras a possuir a sua terra, mas pela maldade destas nações o SENHOR, teu Deus, as lança de diante de ti; e para confirmar a palavra que o SENHOR, teu Deus, jurou a teus pais, Abraão, Isaque e Jacó.” (Dt 9:5).

“Porque tu és povo santo ao SENHOR, teu Deus; o SENHOR, teu Deus, te escolheu, para que lhe fosses o seu povo próprio, de todos os povos que há sobre a terra.

Não vos teve o SENHOR afeição, nem vos escolheu porque fôsseis mais numerosos do que qualquer povo, pois éreis o menor de todos os povos,   mas porque o SENHOR vos amava e, para guardar o juramento que fizera a vossos pais, o SENHOR vos tirou com mão poderosa e vos resgatou da casa da servidão, do poder de Faraó, rei do Egito.” (Dt 7:6-8)
Uma Nova Aliança!

Como os israelitas não cumpriram sua parte, o Eterno falou-lhes de uma Nova Aliança, onde Israel e Judá O amariam de todo o coração e entendimento:
Jeremias 31:31-34: “Eis aí vêm dias, diz o SENHOR, em que firmarei nova aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá. Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porquanto eles anularam a minha aliança, não obstante eu os haver desposado, diz o SENHOR. Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o SENHOR: Na mente, lhes imprimirei as minhas leis, também no coração lhas inscreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.... Pois perdoarei as suas iniqüidades e dos seus pecados jamais me lembrarei.

a)   Aliança diferente da feita no Sinai;
b)   Renovada com Israel e Judá;
c)   Com as leis, agora escritas nos corações;
d)   Serei seu Deus, eles Meu povo;
e)   Todos conhecerão a Adonay e
f)   Teriam o perdão dos seus pecados.

João, o batista, foi a ponte entre a Antiga e a Nova Aliança. Foi a "Voz do que clama no deserto", o precursor do Mashiach (Messias) e pregou ao povo de Israel a teshuvah (arrependimento) e a tevilah (batismo, imersão em águas) para remissão dos pecados e uma nova vida de santificaçào diante do Eterno.
"E a Jesus, o Mediador de uma nova aliança, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel." (Hb 12:24)
Os israelitas batizados por João ou pelos apóstolos de Yeshua (Jesus), não mudaram de religião, nem abandonaram seu judaísmo. Para os indiferentes do nosso povo, uma nova seita estava surgindo, a exemplo das já existentes: fariseus, saduceus, etc.
Este povo também foi denominado como Kehilah (hb) ecclesia (gr), ou Igreja.  Portanto, a Igreja de D-us foi formada dos israelitas naturais que abraçaram a Nova Aliança e o Messias e dos gentios (goim) convertidos posteriormente (Atos 10).
Paulo compara Israel com a oliveira. Os israelitas naturais que não abraçaram a Nova Aliança e não aceitaram a Yeshua (Jesus), como o Messias, foram cortados da oliveira. Os gentios, considerados oliveira brava ou zambujeiro, que creram, foram enxertados nesta oliveira, tornando-se igualmente israelitas (Romanos 11).

Judeus e Gentios, um no Messias

A Kehilat Eloim (Igreja de Deus) não se trata apenas dos gentios enxertados na oliveira, como alguns pensam, mas dos israelitas naturais que abraçaram a Nova Aliança e dos gentios convertidos. É o próprio Israel. Formam um povo no Messias. Os israelitas naturais que rejeitaram é que foram descartados e endurecidos. Estes seguem sendo o Israel natural. Crendo em Yeshua, podem, no entanto, serem reenxertados. Na vinda do Mashiach, o remanescente aceitará a Yeshua como o Mashiach.

Gentios convertidos são israelitas!

É impossível um gentio, na condição de gentio,  adorar ao Eterno e herdar as promessas bíblicas de Israel.
Ruth, a moabita convertida, recusou a separar-se de de Noemi e de Israel e voltar aos seu antigo povo:
"...onde quer que tu fores, irei eu; e onde quer que tu pousares, pousarei eu: o teu povo será o meu povo, e o teu Deus o meu Deus." (Rute 1:16 TB)
Na Antiga Aliança ele tinha que unir-se ao povo escolhido, a Israel; tornar-se como o natural da terra e estar sob as mesmas leis e ritos, para servir a Adonai. Sua iniciação se dava por meio da circuncisão (Ex 12:43-49) Ver Ez 44:9; Nm 15:16.
Na Nova Aliança ele não está mais sujeito à circuncisão, mas deve unir-se igualmente a Israel, enxertando-se no único povo do Eterno, por meio da tevilah (batismo) em nome do Messias Yeshua (Jesus). Deve deixar os costumes dos goim (gentios), os falsos deuses e renunciar às religiões pagãs, o que inclui batismos e funções exercidas nestas religiões.
Os gentios convertidos, por meio da remissão no sangue de Yeshua, deixam de ser estrangeiros (goim), unem-se à Comunidade de Israel, a Kehilah, tonando-se descendentes de Abraão e herdeiros das promessas. Já não há mais diferença (Gl 3:26-29) entre eles e os judeus:
 "Portanto, lembrai-vos de que vós, noutro tempo, éreis gentios na carne ...que, naquele tempo, estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos aos concertos da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo. Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto." (Ef 2:11-13)

 Detalhes da Nova Aliança

Os santos profetas demonstraram que esta Aliança manteria e até reforçaria a obediência da Torah (a lei) sendo esta escrita nos corações. O derramamento do Espírito Santo, previsto por Joel (Joel 2:28, 29; At 2:17, 18) e cumprido a partir da festa de Shavuot (Pentecostes), visava dois objetivos: Tornar todos os discípulos em poderosos porta-vozes da mensagem e fazer com que cumprissem os mandamentos do Eterno: "E porei dentro de vós o meu espírito e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis." (Ez 36:37)
O Mestre foi claro que não veio destruir a Lei e os profetas: "Não pensem que eu vim para acabar com a Lei de Moisés ou com os ensinamentos dos Profetas. Não vim para acabar com eles, mas para dar o seu sentido completo." (Mt 5:17-BLH)
Os seguidores de Yeshua (Jesus), seguiram crendo na Lei e nos profetas: "...assim sirvo ao Deus de nossos pais, crendo tudo quanto está escrito na Lei e nos Profetas."(At 24:14). "...e procurava persuadi-los à fé de Jesus, tanto pela lei de Moisés como pelos profetas, desde pela manhã até à tarde." (At 28:23). "Ouvindo-o, deram eles glória a Deus e lhe disseram: Bem vês, irmão, quantas dezenas de milhares há entre os judeus que creram, e todos são zelosos da lei;" (At 21:20).
Estes textos provam que a Kehilah (Igreja) do primeiro século, formada dos israelitas naturais que abraçaram a  Nova Aliança e dos gentios convertidos, não abandonou a Torah. Que os judeus que creram, não abandonaram seus costumes judaicos ao abraçar a Yeshua! E mais, prova que o "cristianismo"de hoje é falso e é fruto de uma apostasia de 17 séculos, consolidada pelo imperador romano pagão Constantino e sequenciada por Roma.
Praticamos o judaísmo do Messias Yeshua (Jesus) e Seus apóstolos, observando os ensinos da Torah, como Ele ensinou. A Igreja era judia, Jesus e Seus apóstolos eram judeus! A religião paganizada, romanizada, nestes 17 séculos transtornou tudo, apresentando ao mundo um  Messias e uma noiva totalmente desfigurados. Os sinceros do mundo "cristão"agora têm a chance de sair de Babilônia e unir-se ao povo do Eterno. Os judeus naturais encontram finalmente uma porta aberta; um lugar onde podem crer e confessar que Yeshua é o Mashiach prometido, sem ter que abandonar o seu judaísmo!

Nossa Congregação

Vivemos os dias de Elias, previstos na profecia! Israel pode ouvir agora Eliahu HaNavi lhe anunciando a vinda do Mashiach Ben David (o Messias, Filho de Davi). A  Kehilah funciona nos modelos: Congregação e Sinagoga. O que difere um do outro é a liturgia e a ortodoxia.
O gentio recém-convertido, bem como o judeu natural adoram ao Eterno e se sentem bem entre nós.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Inferno ou Lago de Fogo?

Os dez mandamentos