Os dez mandamentos



a) O termo "Os Dez Mandamentos" não é encontrado em lugar algum na Torah (Pentateuco) ou na TaNaCh (Torah, Profetas, e Escritos ó Velho Testamento). Em Êx. 34:28, em Deut. 4:13 e em Deut. 10:4, o termo encontrado é עֲשֶרֶתהָדְבָרִים ,hadevarim 'asseret, que bem poderia ser traduzido como: Os Dez Dizeres, Os Dez Enunciados, As Dez Declarações, As Dez Palavras ou, até mesmo As Dez Coisas; mas nunca como Os Dez Mandamentos, o que seria, em Hebraico, עֲשֶרֶתהַמִצְוֹת , hamitsvot 'asseret. Nos textos rabínicos, no entanto, essa passagem é conhecida como עֲשֶרֶתהָדִבֵרוֹת ,hadibrot 'asseret, o que poderia ser traduzido como "As Dez Palavras".

b) Pirkei Avot, um livro da הנשמ mishnah, "repetição" [da Lei], diz: "... Seja tão meticuloso na obediência de um pequeno mandamento, como você o seria na obediência de um grande... porque a obediência a um mandamento o leva à obediência de mais um outro, e a desobediência a um mandamento o leva à desobediência de mais um outro..." Ou seja, para sermos filhos obedientes, o primeiro passo é o começarmos a obedecer. Todo e qualquer mandamento na Bíblia deve ser encarado como um mandamento divino, e todos igualmente importantes para a vida daquele que crê; tanto à vida temporal, aqui, como à vida eterna, na presença d'Aquele que nos ordenou cada um e todos os mandamentos na Sua Palavra.

c) De acordo com a tradição judaica, Deus deu, através da Torah e da TaNaCh, 613 mandamentos. Os Dez Mandamentos, por sua vez, não são vistos pelos judeus como mandamentos à parte, isolados no conjunto dos 613; mas, antes, cada um dos Dez Mandamentos é visto como uma classe, uma categoria de mandamentos, que abriga, cada um (dos 10), uma parte dos outros 603 mandamentos restantes. De maneira que 603 mandamentos (restantes) estariam, assim, divididos e implícitos entre os Dez Mandamentos de Êx. 20:2-17 (a tabela "Judaísmo" abaixo evidencia muito bem essas classes, ou, categorias de mandamentos).

d) O judaísmo ensina que os 5 primeiros mandamentos tratam da nossa relação com Deus; enquanto que os 5 restantes falam da nossa relação com o nosso próximo. Fato interessante é que o quinto mandamento, "honra a teu pai e à tua mãe," fica entre os 5 primeiros, que se referem à nossa relação com Deus, o Criador. A explicação rabínica para isso é que os nossos pais são os nossos criadores, instrumentos nas mãos do Supremo Criador. Assim, uma infração contra os nossos pais seria, diretamente, uma infração contra Deus, quem de fato é o nosso Criador.

e) Faz parte da cultura geral pensar que Os Dez Mandamentos é uma parte comum às três grandes religiões: Judaísmo, Protestantismo e o Catolicismo. Mas, basta uma análise rápida para constatarmos que o Judaísmo, diferentemente do Protestantismo e do Catolicismo, considera a afirmação "Eu sou o Senhor vosso Deus," de Êx. 20:2, ser o primeiro e o principal mandamento. Já o Protestantismo, considera como o primeiro mandamento o "Não terás outros deuses diante de mim," de Êx. 20:3 e, em separado, o "Não farás para tí imagem...", de 20:4. O Catolicismo, por sua vez, faz um completo “re-arranjo”, mais baseado em suas bulas e tradições do que no texto bíblico em questão, como pode ser facilmente verificado através das tabelas comparativas abaixo. De maneira que, apesar de terem todas em suas Bíblias o mesmo texto (e isso é muito curioso!), cada uma das três religiões tem a sua visão, versão e aplicação bem diferenciada!
Interlinear Hebraico-Português EnihGil’ead

Os Dez Mandamentos (ver Nota: “a” acima)

Judaísmo (ver Nota: “c” cima)

Protestante (v/Nota: “c” acima)

Catolicismo (v/Nota: “c” acima)


1. Crença em Deus Êx. 20:2
2. Proibição de adoração imprópria 20:3-6
3. Proibição de juramentos 20:7 4. Observância de festas santas 20:8-11
5. Respeito aos pais e mestres 20:12
6. Proibição de molestar fisicamente uma pessoa 20:137. Proibição de imoralidade sexual 20:14
8. Proibição de roubar 20:15
9. Proibição de molestar uma pessoa com palavras 20:16
10. Proibição de cobiçar 20:17

1. Não terás outros deuses diante de mim Êx. 20:3
2. Não farás para ti imagem de escultura, não te curvarás a elas, nem as servirás 20:4-6
3. Não pronunciarás o nome do Senhor teu Deus em vão 20:7
4. Lembra-te do dia do Sábado para o santificar. [Nele] não farás nenhuma obra 20:8-11
5. Honra a teu pai e tua mãe 20:12
6. Não matarás 20:13
7. Não adulterarás 20:14
8. Não furtarás 20:15
9. Não dirás falso testemunho, não mentirás 20:16
10. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem a sua casa, nem os seus bens 20:17

1. Amar a Deus sobre todas as coisas ?
2. Não tomar o seu santo nome em vão 20:3-6
3. Guardar os Domingos e dias santos ?
4. Honrar pai e mãe 20:12
5. Não matar 20:13
6. Não pecar contra a castidade ?7. Não roubar 20:15
8. Não levantar falso testemunho 20:16
9. Não cobiçar a mulher (ou o marido) do próximo 20:17
10. Não cobiçar as coisas alheias





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quem são os israelitas da nova aliança?

Inferno ou Lago de Fogo?