Os mandamentos Divinos



“E os guardareis e os cumprireis, porque isto é a vossa sabedoria e o vosso entendimento à vista dos povos, que ouvirão todos estes estatutos e dirão: Somente esta grande nação é povo sábio e entendido. Pois que grande nação há que tenha Deus tão perto de si como o Eterno, nosso Deus, todas as vezes que O invocamos? E qual é a grande nação que tem estatutos e juízos tão justos como toda esta Lei que eu vos dou hoje? Somente guarda-te a ti mesmo, e guarda tua alma muito, para que não esqueças as coisas que os teus olhos viram, e que não saiam do teu coração, todos os dias da tua vida; e as farás conhecer aos teus filhos e aos filhos de teus filhos”. (Dt 4:6-9)

Os mandamentos Divinos não devem ser um simples assunto de estudo, de meditação, de trabalho cientifico ou espiritual, mas devem entrar na vida do homem, manifestar-se nos seus atos, na pureza e santidade de suas obras todos os dias; eles não devem estar sobre os lábios, mas no coração; devem ser ensinados às crianças com palavras e também pelo exemplo, pelo respeito que demostraremos a estes mandamentos em todas as situações e todas as circunstâncias, na família e na sociedade, na pobreza  e na opulência, “ao deitarmos e ao levantarmos”. Os mandamentos Divinos devem ser praticados em nossos lares, nas relações com os nossos próximos, nas viagens e em toda a nossa vida social. Eles não devem ser ocultados do público, como se fosse uma vergonha praticá-los, ou por hipocrisia, manifestados somente diante de outros, sendo banidos e violados quando os olhos dos homens não veem. 

O israelita deve honrar Deus e Sua palavra, “sentado em sua casa e andando pelo caminho”. É preciso confessar a verdade israelita e sacrificar-se por ela, no meio de seus irmãos e no mundo. De manhã e à noite, em todas as condições e a todas as horas da existência, sempre, e em todo o lugar; é preciso estar pronto a entregar sua alma pela santificação de Deus com as palavras: “O eterno é nosso Deus, o Eterno é um”! 

As leis da Torá fazem com que a vida do homem seja calma, em ordem e honrada. Elas são a fonte da verdadeira felicidade, na casa como na sociedade: contribuem a preservar a saúde física e moral e, por conseguinte, prolongar os dias. A eficiência destes mandamentos se acha demonstrada na mesma existência do povo israelita, o qual, sendo privado por tantos anos de toda força material, dispensado e perseguido em quase todos os países do mundo, sobrevive até hoje; o que não aconteceu com outros povos, com todas as suas armadas e poderes políticos e sociais. Se o judaísmo existe e prosperou até hoje, foi graças à educação religiosa ministrada às crianças. Muitas são as declarações da Torá e do Talmude a respeito deste dever: E estarão estas palavras que eu te ordeno hoje no teu coração, e as inculcarás a teus filhos etc. (Dt 6:6-7). “O pai que ensina a Torá a seu filho, tem o mesmo mérito como se houvesse recebido diretamente do monte Sinai” (BereshitRabá 10)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quem são os israelitas da nova aliança?

Inferno ou Lago de Fogo?

O Verdadeiro Sentido da Páscoa (Pêssach)