A verdade sobre os 144 mil assinalados
Muitas denominações religiosas têm proposto
diferentes interpretações sobre o tema em questão, tentando, por várias
maneiras arrolar seus adeptos entre os 144 mil selados do Apocalipse. Os
futuristas, defensores da teoria do rapto secreto, têm defendido que estes
surgirão após a vinda de Yeshua e serão poderosos pregadores na terra, dentro
do suposto sete anos de domínio sobre a terra.
As chamadas testemunhas de Jeová advogam que o assinalamento dos 144 mil
seja evento ainda em curso. Qual seria de fato a verdade?
Sinal que os identificam
“Então , ouvi o números dos que foram selados, que eram cento e quarenta
e quatro mil, de todas as tribos dos filhos de Israel: ... Depois destas
coisas, vi, e eis grande multidão que ninguém podia enumerar, de todas as nações,
tribos, povos e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro, vestidos
de vestiduras brancas, com palmas nas mãos.” Ap 7:4,9
Pontos a considerar
* Os versos
referem-se a dois grupos grandes e totalmente distintos.
* O primeiro
conta com um número fixo de 144 mil.
* Existe ainda
um outro grupo com uma grande multidão.
* Os 144 mil são
compostos exclusivamente de indivíduos das doze tribos de Israel.
* Os salvos de todas as nações formam a grande multidão. Aqui pode haver
e há israelitas naturais, diferente do grupo dos 144 mil, no qual não se
incorpora gentio.
“... da tribo de Judá foram selados doze mil; da tribo de Rúben doze
mil; da tribo de Gade, doze mil; da tribo de Aser; doze mil; da tribo de
Naftali, doze mil; da tribo de Simeão, doze mil; da tribo de Levi, doze mil; da
tribo de Issacar, doze mil; da tribo de Zebulom, doze mil; da tribo de José,
doze mil; da Tribo de Benjamim foram selados doze mil.” Ap 7:5-8
Nos versos de 5 a 8 acima, podemos observar
que são selecionados 12 mil de cada tribo, sendo mencionada a
descendência dos filhos de Israel. Sendo assim, de que forma alguns tentam
agregar pessoas não israelitas, ou gentias, dentro dos 144 mil?
* Defendem eles que os 144 mil assinalados
não são apenas israelitas naturais, mas que se trata também de Israel
“espiritual” abrindo assim espaço para os gentios.
Em muitas passagens da Bíblia é correto que o
crente gentio seja considerado israelita ou judeu. No entanto onde apresenta
israelitas e gentios, no mesmo quadro, devemos entender judeus e gentios
literalmente.
Quem D-us chamou primeiro?
“Yeshua enviou estes doze e lhes ordenou, dizendo: Não ireis pelo
caminho das gentes, nem entrareis em cidade de samaritanos; mas ide, antes, às
ovelhas perdidas da casa de Israel;” Mt 10:5,6
Observe você que Yeshua instruiu
seus discípulos a irem até as ovelhas perdidas da casa de Israel, antes que
fossem a outras pessoas.
“E disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o Mashiach
padecesse e, ao terceiro dia, ressuscitasse dos mortos; e. em seu nome, se
pregasse arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando
por Jerusalém.” Lc24:46,47
Dentre as últimas orientações dadas
pelo mestre, Ele diz que por Jerusalém se começasse a pregação do evangelho. O
próprio apóstolo Paulo reconheceu este fato. Vejamos:
“Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de D-us
para salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego.” Rm
1:16
“Mas Paulo e Barnabé, usando de ousadia, disseram: Era mister que a vós
se vos pregasse primeiro a palavra de D-us; mas, visto que a rejeitais, e vos
não julgais dignos da vida eterna, eis que nos voltamos para os gentios.” At 13:46
A prioridade na recepção da mensagem
redentora e aproximação à verdade de D-us foi um privilégio, primeiramente
concedido aos judeus.
“Ressuscitando D-us a seu Filho Yeshua, primeiro o enviou a vós, para
que nisso vos abençoasse, e vos desviasse, a cada um, das vossas maldades.” At
3:26
Ao ser procurado por uma mulher gentia,
Yeshua enfatizou que o pão deveria ser alimento do povo de Israel, não devendo
a princípio ser compartilhado com um povo que não era povo de D-us. O
evangelho, segundo a palavra, é para salvação primeiro do judeu e depois do
grego, vejamos Mateus 15:22-28:
“E eis que uma mulher Cananéia, que saíra daquelas cercanias, clamou,
dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim, que minha filha está
miseravelmente endemoninhada. Mas ele não lhe respondeu palavra. E os seus
discípulos, chegando ao pé dele, rogaram-lhe, dizendo: Despede-a, que vem
gritando atrás de nós. E ele, respondendo, disse: Eu não fui enviado senão às
ovelhas perdidas da casa de Israel. Então chegou ela e adorou-o, dizendo:
Senhor socorre-me. Ele porém, respondendo, disse: Não é bom pegar o pão dos
filhos e deitá-los aos cachorrinhos. E ela disse: Sim, Senhor, mas também os
cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos. Então,
respondeu-lhe Yeshua e disse: Ó mulher, grande é a tua fé. Seja isso feito para
contigo, como tu desejas. E, desde aquela hora, a sua filha ficou sã.”
As palavras de Yeshua confirmam o escrito do
apóstolo Paulo. Antes de os gentios achegarem-se à palavra da salvação e encontrarem
o acesso, o israelita recebeu as dádivas de D-us:
“Qual é, logo, a vantagem do judeu? Ou qual a utilidade da circuncisão?
Muita, em toda maneira, porque, primeiramente, as palavras de D-us lhe foram
confiadas” Rm3:1,2
“Porque eu mesmo poderia desejar ser separado de Cristo, por amor de
meus irmãos, que são meus parentes segundo a carne; que são israelitas, dos
quais é a adoção de filhos, e a glória, e os concertos, e a lei, e o culto, e
as promessas; dos quais sãos os pais, e dos quais é Cristo, segundo a carne, o
qual é sobre todos, D-us bendito eternamente. Amém.” Rm 9:3-5
A palavra sendo primeiramente anunciada aos
israelitas, mostra-nos que a princípio a Kehilah (congregação) foi formada
exclusivamente de judeus e demais israelitas. Estes são tidos como os primeiros
frutos da pregação do evangelho do reino.
"E olhei, e eis que estava o Cordeiro sobre o monte Sião, e com ele cento
e quarenta e quatro mil, que em sua testa tinham escrito o nome dele e o de seu
Pai... Estes são os que seguem o Cordeiro para onde quer que vai. Estes são os
que dentre os homens foram comprados como primícias para D-us e para o
Cordeiro.” Ap 14:1,4
Por primícias entendemos que sejam os
primeiros frutos colhidos. Os escritos da Brit Chadashah mostram-nos que os
primeiros frutos entre os remidos pelo sangue do Cordeiro dizem respeito aos
israelitas, a quem Yeshua disse que primeiro deveria ser anunciado o evangelho,
e de quem o apóstolo falou como os primeiros receptores da mensagem. Sendo
assim, como poderíamos ter ainda no último século pessoas que façam parte dos
144 mil assinalados?
Cresce a kehilah da comunidade de Israel
Na festa israelita que celebrava as primícias
da colheita, Shavuot (o Pentecostes), estavam presentes pessoas de vários
lugares, a quem Pedro, cheio do Espírito Santo, dirigiu palavras dizendo:
“Varões israelitas, escutai estas palavras: a Yeshua Nazareno, varão
aprovado por D-us entre vós com maravilhas, prodígios e sinais, que D-us por
ele fez no meio de vós, como vós mesmos bem sabeis;” At 2:16-22
Aqui o apóstolo esclarecia o que houvera
predito o profeta Joel, e desta pregação resultou o ingresso na Kehilah de
quase três mil almas.
E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em
nome de YeshuaHaMashiach para perdão dos pecados, e recebereis o dom do
Espírito Santo. Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a
todos os que estão longe: a tantos quantos D-us, nosso Senhor chamar: E com
muitas outras palavras isto testificava e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta
geração perversa. De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a
sua palavra; e, naquele dia, agregaram-se quase três mil almas.” At 2:38-41
Deste ponto em diante a Kehilah crescia
constantemente.
“... louvando a D-us e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias
acrescentava o Senhor à kehilah aqueles que se haviam de salvar.” At 2:47
À medida que os discursos eram feitos, a
kehilah crescia em número de integrantes israelitas.
“Muitos, porém, dos que ouviram a palavra creram, e chegou o número
desses homens a quase cinco mil.” At 4:4
Os sinais e prodígios, feitos pelos
apóstolos, fazia crescer o número dos que se juntavam aos componentes da
kehilah primitiva.
“E muitos sinais e prodígios eram feitos entre o povo pelas mãos dos
apóstolos. E estavam todos unanimemente reunidos no alpendre de Salomão. Quanto
aos outros, ninguém ousava ajuntar-se com eles; mas o povo tinha-os em grande
estima. E a multidão dos que criam no Senhor, tanto homens como mulheres,
crescia cada vez mais.” At 5:12-14
“Ora, naqueles dias, crescendo o número dos discípulos,... E crescia a
palavra de D-us, e em Jerusalém se multiplicava muito o número dos discípulos,
e grande parte dos sacerdotes obedecia a fé.” At 6:1,7
“Assim, pois, as kehilot em toda a Judéia e Galiléia e Samaria tinham
paz e eram edificadas; e se multiplicavam, andando no temor do Senhor e na
consolação do Espírito Santo.” At 9:31
Deste ponto em diante, as portas da kehilah
se abrem para os gentios convertidos. No entanto, não significa que nenhum
israelita não mais pudesse salvar-se, mas um endurecimento do povo de Israel,
conforme a predição do apóstolo Paulo, em sua carta aos Romanos no capítulo 11,
propiciou a abertura para que os gentios convertidos pudessem ser enxertados na
Oliveira (Israel), e desta forma, passassem a estar revestidos do Mashich, como
descendência de Abraão, e herdeiros da promessa.
Este grandioso crescimento da kehilah deu-se
em cerca de trinta anos e dentro deste período aconteceu o assinalamento dos 144
mil israelitas descritos no Apocalipse. O fim deste assinalamento marca o
início do endurecimento de Israel, no que diz respeito à aceitação do
evangelho. Este endurecimento perduraria até o retorno do Mashiach, quando
houver entrado a plenitude dos gentios. Rm 11: 25,26
Como nação Israel está endurecido, o que não
impede que individualmente, um israelita aceite a Yeshua, o Mashiach. Com este
endurecimento começou a formação da grande multidão.
Israel e Kehilah (igreja): dois povos?
Absolutamente que não! O judaísmo dos dias de
Yeshua estava decadente e a mensagem do Mestre e seus apóstolos trouxe-lhes
plena restauração. Note que estava nos planos de D-us reconstruí-lo para que o
caminho aos gentios pudesse ser aberto:
“Depois disto, voltarei e reedificarei o tabernáculo de Davi, que está
caído; levantá-lo-ei das suas ruínas e tornarei a edificá-lo. Para que o resto
dos homens busque ao Senhor; e também todos os gentios sobre os quais o meu
nome é invocado, diz o Senhor que faz todas estas coisas.” At 15:16-18
No Mashiach, o tabernáculo foi restaurado.
Assim, a kehilah não é uma nova instituição, mas a reconstrução do judaísmo
puro e a continuidade dos planos divinos que começaram em Abraão. A kehilah
verdadeira foi e é a legítima representante de D-us e Sua obra.
Importante: O sistema levítico ou aarônico
para expiação do pecado teve cumprimento pleno com o sacrifício real e
definitivo de Yeshua, o verdadeiro Cordeiro que tirou o pecado do mundo. O
sacerdócio que passou a vigorar a partir da cruz é o de Melquisedeque, no qual
Yeshua foi constituído Sumo Sacerdote.
Daí por diante, mesmo que os judeus
prosseguissem sacrificando animais, estes sacrifícios já não tinham nenhum
efeito espiritual. A sombra, o típico, já estava extinto, dando lugar ao real.
Esta é uma grande diferença entre o povo de Israel que permanece endurecido, e
o Israel que recebeu a Nova Aliança e o MashiachYeshua, o judaísmo
que cumpre os planos de D-us por meio da kehilah israelita.
Na vinda de Yeshua como Rei, os olhos do
Israel endurecido, serão abertos para o Mashiach. Ao receberem o Rei e
Mashiach, em Jerusalém, no momento de aflição, reconhecerão que se trata do
próprio Yeshua a quem rejeitaram durante todos estes séculos.
Situação dos gentios
“Portanto, lembrai-vos de que vós, noutro tempo, éreis gentios na carne
e chamados incircuncisão pelos que, na carne, se chamam circuncisão feita pela
mão dos homens; que, naquele tempo, estáveis sem Mashiach, separados da
comunidade de Israel e estranhos aos concertos da promessa, não tendo esperança
e sem D-us no mundo.” Ef2:11,12
Note que os gentios chamados incircuncisão
(não circuncidados) achavam-se totalmente fora dos planos divinos. Sem D-us,
sem esperança, sem direito às promessas feitas a Abraão e seus descendentes, e
sobretudo, separados da comunidade de Israel.
Ora, se estavam separados da
comunidade de Israel, fica evidente que Israel sempre foi o canal utilizado por
D-us para salvar e executar Seus planos e promessas.
Observe que no Mashiach e
conseqüentemente na kehilah, os gentios convertidos são incorporados na
comunidade de Israel, perdendo a condição de gentios e tornando-se israelitas.
Sendo assim, concluímos que a kehilah não é uma comunidade estranha, mas sim
parte do próprio Israel.
“E, se sois do Mashiach, então, sois descendentes de Abraão e herdeiros
conforme a promessa.” Gl3:29
Para mais detalhes você pode ler Efésios
2:13-22.
Vale lembrar mais uma vez que Israel, como
nação, foi endurecido por D-us, cumprindo um propósito divino. Desde então, como
nação, este povo permanece endurecido, o que permitiu aos gentios, serem
enxertados, até que a plenitude dos gentios haja entrado. Quanto a esta verdade
não podemos estar ignorantes, considerando a misericórdia do Pai para com
todos. Individualmente, muitos de nosso povo crêem em Yeshua e aceitam a Nova
Aliança.
Para maiores esclarecimentos, podemos ler as
palavras de Paulo em Romanos 11:1,7,8,11,25,26 e Romanos 9:27. Na vinda do
Mashiach o remanescente de Israel se converterá ao Senhor, reconhecendo-o e
sendo purificado.
A grande multidão
Conforme já mencionado, D-us planejou a
reedificação do Tabernáculo de Davi. Isto deu-se com a organização e
estabelecimento da kehilah, o que possibilitou o ingresso dos gentios
convertidos à comunidade de Israel. Outras citações da
BritChadashah confirmam este propósito de D-us.
“Como também diz em Oséias: Chamarei meu povo ao que não era meu povo; e
amada, à que não era amada.” Rm9:25
“Vós que, em outro tempo, não éreis povo, mas agora, sois povo de D-us;
que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes
misericórdia.” 1 Pe 2:10
Iniciando com o centurião Cornélio, os
gentios convertidos passaram a ser participantes da kehilah, não mais como
estrangeiros, mas como membros da família de D-us.
“Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos
dos Santos e da família de D-us; edificados sobre o fundamento dos apóstolos e
dos profetas, de que YeshuaHaMashiach é a principal pedra da esquina;” Ef
2:19,20
Observe que desta forma os gentios estavam no
mesmo fundamento do judaísmo.
“E abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço, por verdade, que D-us não faz
acepção de pessoas; mas que lhe é agradável aquele que, em qualquer nação, o
teme e faz o que é justo.” At 10:35
“Na verdade, até aos gentios deu D-us, o arrependimento para a vida.” At
11:18
O endurecimento de Israel, quanto ao
Mashiach, acabou por torná-lo uma pedra de tropeço para eles, uma vez que, como
nação, não o reconheceriam, até que novamente Ele volte como Reis dos reis.
“Pelo que também na Escritura se contém: Eis que ponho em Sião a pedra
principal da esquina, eleita e preciosa; e quem nela crer não será confundido.
E assim para vós, os que credes, é preciosa, mas, para os rebeldes, a pedra que
os edificadores reprovaram, essa foi a principal da esquina; e uma pedra de
tropeço e rocha de escândalo, para aqueles que tropeçam na palavra, sendo
desobedientes; para o que também foram destinados.” I Pe 2:6-8
"Mas Israel, que buscava a lei da justiça, não chegou à lei da justiça.
Por quê? Porque não foi pela fé, mas como que pelas obras da lei. Tropeçaram na
pedra de tropeço, como está escrito: Eis que eu ponho em Sião uma pedra de
tropeço e uma rocha de escândalo; e todo aquele que crer nela não será
confundido.” Rm 9:31-33
“A pedra que os edificadores rejeitaram tornou-se cabeça de esquina.” Sl
118:22, Is28:16
Mas vale recordar o que estudamos há pouco.
Tropeçaram para que caíssem? De modo nenhum, mas pela sua queda abriu-se
a oportunidade para os goim (gentios), conforme disse o apóstolo Paulo
aos Romanos. E assim será, até que se dê a restauração completa de Israel com o
Mashiach, na Sua vinda, quando a nação de Israel chorará e se converterá ao
Senhor. Até então, judeus estarão individualmente, ainda que em pequeno número,
pelo testemunho da Kehilah, unindo-se à Nova Aliança.
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