DOIS DETALHES SOBRE A TEVILAH (BATISMO)
Temos visto muitos argumentos sobre a tevilah (batismo) das águas.
Pontos importantes sempre são abordados, todavia notamos que os dois detalhes
que vamos aqui abordar, raramente ou nunca são comentados.Antes de tocarmos no
tema, vamos analisar alguns aspectos desta importante doutrina:
1. Para que serve a tevilah (batismo)?
a) Lavagem dos pecados:
“E, agora, por
que te deténs? Levanta-te, e batiza-te, e lava os teus pecados, invocando o
nome do Senhor.” (Atos 22:16)
b) Remissão ou perdão
dos pecados:
“Apareceu
João batizando no deserto e pregando o batismo de arrependimento, para remissão
de pecados.” (Mc. 1:4). “E
disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de
Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo.”
(Atos 2:38)
c) Simboliza morte,
sepultamento e ressurreição:
“Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados
em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte? 4 De sorte que fomos sepultados
com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo ressuscitou dos mortos
pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. 5 Porque, se
fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos
na da sua ressurreição; 6 sabendo isto:
que o nosso velho homem foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado
seja desfeito, a fim de que não sirvamos mais ao pecado. 7 Porque aquele que está morto está justificado
do pecado. 8 Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele
viveremos.” (Rm. 6:3-8)
“Portanto,
se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está
assentado à destra de Deus. 2 Pensai nas coisas que são de cima e não nas que
são da terra; 3 porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com
Cristo em Deus.” (Cl. 3:1-3)
d) Integração na Família
de Deus e no Corpo de Cristo, a Kehilah (congregação):
“E todos os
dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.” (Atos 2:47)
“De sorte que foram batizados os que de bom
grado receberam a sua palavra; e, naquele dia, agregaram-se quase três mil
almas.” (Atos 2:39)
“Porque todos
quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo. 28 Nisto não
há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque
todos vós sois um em Cristo Jesus. 29 E,
se sois de Cristo, então, sois descendência de Abraão e herdeiros conforme a
promessa.” (Gl. 3:27-29)
2. Que passos devem anteceder ao tevilah
(batismo)?
Arrependimento
e conversão:
a) Reconhecer que é um
pecador e que está perdido:
“Porque
o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por
Cristo Jesus, nosso Senhor.” (Rm. 6:23)
“Porque todos pecaram
e destituídos estão da glória de Deus.”
(Rm 3:23)
“Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a
morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todospecaram.”
(Rm 5:12)
“Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem
maligno, os seus pensamentos e se converta ao SENHOR, que se compadecerá dele;
torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar.” (Is. 55:7)
b) Reconhecer que só por
meio do sacrifício de Cristo é possível o perdão:
“Em quem temos
a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados.”
(Cl 1:14)
“Em quem temos a redenção
pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça.”
(Ef 1:7)
“Quanto mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, se
ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará a vossa consciência das obras
mortas, para servirdes ao Deus vivo?” (Hb 9:14)
“Logo, muito mais agora, sendo
justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.” (Rm
5:9)
c) Arrepender-se e abandonar todos os pecados:
“Arrependei-vos,
pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham,
assim, os tempos do refrigério pela presença do Senhor.”
(Atos 3:19)
“Mortificai, pois, os vossos membros
que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, o apetite desordenado, a
vil concupiscência e a avareza, que é idolatria; 6 pelas quais coisas vem a ira
de Deus sobre os filhos da desobediência; 7 nas quais também, em outro tempo,
andastes, quando vivíeis nelas. 8 Mas, agora, despojai-vos também de tudo: da
ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca.
9 Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os
seus feitos.” (Cl. 3:5-9)
d) Sentir a necessidade
urgente da tevilah (batismo):
“E, agora, por que te deténs? Levanta-te, e
batiza-te, e lava os teus pecados, invocando o nome do Senhor.”
(Atos 22:16)
“Ouvindo eles isto,
compungiram-se em seu coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que
faremos, varões irmãos? 38 E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós
seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o
dom do Espírito Santo.” (Atos 2:37, 38)
3. Quem deve ser batizado?
Dentre os gentios, somente pessoas realmente convertidas ao verdadeiro
D-us. Isto exclui obviamente as crianças recém-nascidas ou mesmo os juvenis que
não estão maduros o suficiente para compreender o ato. Temos sugerido uma idade mínima de catorze
anos, mas pode ser mais, se o juvenil ainda age muito como criança. Os
israelitas naturais também precisam passar pela tevilah, pois é a única forma
de alcançarem a remissão de seus pecados e prova de que aceitam a Nova Aliança
e a Yeshua como seu Mashiach.
4. Onde deve ser feito a tevilah (batismo)?
Sempre que possível em águas correntes. “Devemos evitar águas paradas,
como tanques, piscinas ou lagos: Ora, João batizava também em Enom, junto a
Salim, porque havia ali muitas águas; e vinham ali e eram batizados. ”(Jo3:23)
“Apareceu
João batizando no deserto e pregando o batismo de arrependimento, para remissão
de pecados. 5 E toda a província da Judéia e todos os habitantes de Jerusalém
iam Ter com ele; e todos eram batizados por ele no rio Jordão, confessando os seus
pecados.” (Mc. 1:4, 5)
“E mandou
parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e o
batizou.” (Atos 8:38)
Em Cristo, não
entramos mais em juízo.
Aquele que anda em espírito e está morto para o
pecado, dele está justificado:
“Sabendo isto: que o nosso velho homem foi com ele
crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, a fim de que não
sirvamos mais ao pecado. 7 Porque aquele que está morto está justificado do
pecado.”(Rm. 6:6, 7)
Conforme
já vimos, a Bíblia diz que a recompensa ou o salário do pecado é a morte; que
todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus. Biblicamente, existem duas
mortes: A primeira, a física ou natural, como consequência física do pecado e a
segunda, a espiritual e definitiva, pelos efeitos espirituais do pecado.
“Bem-aventurado
e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem
poder a segunda morte, mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com
ele mil anos.” (Ap. 20:6)
Todos,
indistintatamente, estão sujeitos às duas mortes. Isto quer dizer que nós
também vamos enfrentar a segunda morte? Absolutamente, não! Os que receberam de
boa vontade o sacrifício de Cristo como o pagamento do resgate do pecado e que
passaram pela morte simbólica da tevilah (batismo), já morreram, portanto, uma
vez. Ou seja, em Cristo já passaram pela morte espiritual. Já não andam mais na
carne. E sim, no Espírito!
“Portanto, agora, nenhuma condenação há para os
que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o
espírito.”(Rm. 8:1)
Não há
porque entrarmos em juízo pelos nossos pecados, se Yeshua (Jesus) já pagou o
preço, se foi julgado e morto por nós e nos livrou da condenação. Aqueles que
morrem sem aceitar a Yeshua (Jesus) como seu substituto e salvador estes sim,
serão objeto do juízo, condenação e segunda morte, pois assumiram a responsabilidade
pelos seus pecados. A morte espiritual via tevilah (batismo) em Cristo, eles a
rejeitaram!
Os dois
detalhes
Para muitos, basta serem batizados. Outros há que minimizam o valor do
ato ou nem o julgam necessário. Desde que se creia em Yeshua (Jesus), a pessoa
já está salva, dizem. A tevilah (batismo) é apenas um complemento religioso
para um testemunho público de fé e nada mais. Seria isto mesmo?De modo algum.
Veja que tanto João Batista, bem como Yeshua (Jesus) e Seus apóstolos
enfatizaram a necessidade da tevilah (batismo). E note também que este era
feito urgente, logo após a conversão ou assim que Yeshua era reconhecido por
nossos irmãos israelitas. É obvio que o converso deve ter um conhecimento
mínimo da Palavra de D-us, que lhe permita discernir o que é pecado, sem o que
não há como haver o arrependimento, mas não é por isto que ele deva entrar numa
fila ou esperar uma data festiva, para se livrar de seus pecados!
A fórmula batismal:
Todos, seguramente, conhecem a ordem batismal dada por Yeshua (Jesus)
aos Seus doze apóstolos:“em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”.
Note
que os triteístas, ou seja, os trinitarianos de hoje, adoram mencionar este
versículo porque lhes parece um apoio importante ao dogma da trindade. Sabemos
que esta doutrina teve sua origem no concílio de Nicéia, no ano 325 e que foi
tomando forma em concílios posteriores.
A fórmula de Mateus: “em nome do Pai, e
do Filho, e do Espírito Santo” passou a ter relevante importância, em função do
dogma que passou a ser defendido pela igreja romana. Escritores ligados à história
testificam que, no princípio, os apóstolos somente batizavam “em nome de Yeshua
(Jesus)”e que a “fórmula trinitária” só foi adotada mais tarde.
A nota de
rodapé da Bíblia de Jerusalém, pg. 1896 diz de Mateus 28:19:
“É possível que, em sua forma precisa, essa fórmula reflita
influência do uso litúrgico posteriormente fixado na comunidade primitiva.
Sabe-se que o livro dos Atos fala em
batizar em nome de Jesus cf. At 1,5 + 2,38. Mais tarde deve ter-se estabelecido
a associação do batizado às três pessoas da trindade...”.Willston Walker, ex-professor de História Eclesiástico na
Universidade de Yale, E.U.A., escreveu: “Entre
os primeiros discípulos o batismo era, em geral, feito ‘em o nome de Jesus
Cristo’. Não menção ao batismo em o nome
da trindade no Novo Testamento, exceto no mandato atribuído a Cristo em Mateus
28.19. Esse texto é, no entanto, muito antigo. Nele fundamentam-se o Credo dos
Apóstolos e o costume registrado no Didaquê e em Justino. Os líderes cristãos
do século III continuaram a reconhecer a forma mais antiga e o batismo em nome
de Cristo era considerado válido, embora irregular, ao menos em Roma, a partir
da época do Bispo Estevão (254-257), com toda a certeza”. História da
Igreja Cristã, Vol. 1, pág. 129 – Editora Aste.
Na verdade,a Palavra de Deus
confirma isto. Notemos que os batismos das águas, realizados na Kehilah
congregação apóstólica, foram feitos mesmo “em nome do Senhor Jesus Cristo”.
Tevilah
(batismo) em nome do Senhor YeshuaHaMashiach (Jesus, o Messias)
Judeus que receberam a Yeshua - Três mil judeus, no dia de pentecostes:
“E
disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de
Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito
Santo... De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a
sua palavra; e, naquele dia, agregaram-se quase três mil almas.” (Atos 2:38, 41)
Gentios posteriormente
convertidos - Cornélio e seus amigos:
“Porventura, pode alguém recusar a água, para que
não sejam batizados estes que, assim como nós, receberam o Espírito Santo?
48 E ordenou que fossem batizados em
nome de Jesus Cristo. Então, lhe pediram que permanecesse com eles por alguns
dias.” Versão R.A. (Atos 10:47,
48)
Os samaritanos:
“Porquanto não havia ainda descido sobre nenhum
deles, mas somente haviam sido batizados em o nome do Senhor Jesus.” (Atos 8:16)
Saulo batizado por Ananias:
“E
agora, por que te demoras? Levanta-te, recebe atevilah (batismo) e lava os teus
pecados, invocando o nome dele.”
(Atos 22:16)
Os discípulos de João Batista:
“Disse-lhes Paulo: João realizou
batismo de arrependimento, dizendo ao povo que cresse naquele que vinha depois
dele, a saber, em Jesus. 5 Eles, tendo
ouvido isto, foram batizados em o nome do Senhor Jesus.” (Atos 19:4,5)
Os coríntios:
“Acaso,
Cristo está dividido? Foi Paulo crucificado em favor de vós ou fostes,
porventura, batizados em nome de Paulo?” (1 Co. 1:13)
“E
é o que alguns têm sido, mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificadosem
nome do Senhor Jesus e pelo Espírito do nosso Deus.” (1Co 6:11)
Os
romanos:
“Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo
fomos batizados na sua morte?”
(Rm. 6:3)
Os gálatas:
“Porque todos
quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo.”
(Gl. 3:27)
Os colossenses:
“Sepultados com
ele natevilah (batismo), nele também
ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dos mortos.”
(Cl. 2:12)
Por que os
apóstolos invocaram o nome de Yeshua (Jesus) na tevilah (batismo)?
Os apóstolos, levados ao Monte das Oliveiras após a ressurreição do
Mestre, receberam instruções e entre estas esta a da tevilah (batismo). Poucos
dias depois, receberam o revestimento de RuachHaKodesh (o Espírito Santo).
Cheios do poder começaram a pregar e a batizar. E aí, fizeram o tevilah
(batismo) em nome de Yeshua (Jesus). Erraram? De modo nenhum! Estavam sendo
guiados pelo Espírito Santo. Alguém se atreveria em dizer que o Espírito Santo
os guiou no erro? Os que recusam o tevilah (batismo) m nome de Yeshua (Jesus),
rejeitam o Espírito que operou neles.
Orações. Em nome de quem
devem ser feitas?
“E tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o
farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.” (Jo14:13)“Se
pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.” (Jo 14:14)
“Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos
escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto
permaneça, a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vos
conceda.” (Jo 15:16)
Curas, exorcismo:
“E estes
sinais seguirão aos que crerem: em meu nome, expulsarão demônios;
falarão novas línguas.” (Mc 16:17)
“Esta,
seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens, que nos anunciam o
caminho da salvação, são servos do Deus Altíssimo. 18 E isto fez ela por muitos dias. Mas Paulo,
perturbado, voltou-se e disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, te
mando que saias dela. E, na mesma hora, saiu.” (Atos 16:17, 18)
Yeshua é o único nome
para salvação, perdão:
“E em nenhum outro há salvação, porque também
debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual
devamos ser salvos.” (Atos 4:12)
“A este dão testemunho todos os
profetas, de que todos os que nele crêem receberão o perdão dos pecados pelo
seu nome.” (Atos 10:43)
“Filhinhos,
escrevo-vos porque, pelo seu nome, vos são perdoados os pecados.”
(1Jo 2:12)
Invocado sobre nós:
“Porventura, não blasfemam eles o bom nome que
sobre vós foi invocado?” (Tg 2:7)
Você já viu alguém usar somente
a palavra “Filho, ou em nome do Filho” para uma cura ou expelir um demônio? Por
que enfatizam e com autoridade o nome “Jesus Cristo”? Ora, se para isto é
importante invocar e pronunciar audivelmente o nome“Yeshua (Jesus)”, por que
não, para cancelar os pecados? Convenha conosco que pronunciar as palavras
“Pai, Filho e Espírito Santo” nenhum nome foi invocado ou pronunciado! E neste
caso, para o fim a que se propõe, valeu esta tevilah (batismo)?
Contra o Espírito
Santo - Alguns “bem-intencionados” dizem que não têm nada a ver com os
apóstolos, que eles estão seguindo é Yeshua (Jesus) e não aos apóstolos!
Outros, mais ousados ainda, dizem que “os apostolos erraram!”. Na verdade, estas
acusações são seríssimas. Os apóstolos não fizeram nada de si mesmos! Eles
estavam sendo dirigidos pelo Espírito Santo e foram confirmados pelo
Senhor Yeshua (Jesus):
“Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o
Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de
tudo quanto vos tenho dito.”
(Jo. 14:26)
“Mas, quando vier aquele
Espírito da verdade, ele vos guiará em toda a verdade, porque não falará
de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará o que há de vir.”
(Jo. 16:13).
E mais: “Quem vos ouve a
vós a mim me ouve; e quem vos rejeita a vós a mim me rejeita; e quem a mim
me rejeita aquele que me enviou.” (Lc10:16)
Quem faz tais afirmações,
na verdade está se julgando mais espiritual que os santos apóstolos e discordando do Espírito de D-us. Está
condenando a Yeshua (Jesus), pois neste caso Yeshua (Jesus) escolheu mal seus
sucessores. De Yeshua (Jesus) nós temos a ordem; dos apóstolos, temos o
exemplo, a execução, o modelo!Pense bem:
Em havendo duas fileiras, uma dos
apóstolos e dos que foram batizados em nome de Yeshua (Jesus) e outra, da
igreja romana e de sua tevilah (batismo) trinitária, em qual das duas você quer
estar?Ordem é uma coisa e execução é outra! Por exemplo, Yeshua (Jesus) nos
instruiu a orar ao Pai “em meu nome”:Como você executa isto? Termina uma oração
ao pai, dizendo: “tudo eu Te peço em meu nome”? Ou diz, em nome de Jesus? E
como expulsa um demônio? Yeshua (Jesus) disse: “em meu nome expulsarão
demônios...” Você diz “em meu nome” ou em nome de Jesus?Por que só na tevilah
(batismo), você não quer buscar o nome ou julga não ser necessário
pronunciá-lo?Como batizamos?
Explicamos ao convertido que a tevilah (batismo) é
para perdão dos pecados, que o livrará do juízoe da segunda morte e que para
torná-lo-á membro da kehilah (congregação) e herdeiro juntamente com a família
de D-us no reino vindouro.Invocamos a autoridade de D-us, o Pai e a direção de
Seu Santo Espírito para o ato e imergimos o convertido totalmente nas águas, em
nome do Senhor Jesus Cristo, para remissão de seus pecados.Em seguida, é
realizada a imposição de mãos do ministério sobre os batizados para que estes
recebam o dom do Espírito Santo.
Quem te batizou ou
vai te batizar?
Se a tevilah (batismo) nos une, nos liga à Kehilah (congregação), o
Corpo de Cristo, é importante saber quem vai nos batizar. Sim, por que se esta
pessoa foi batizada e ordenada numa determinada religião, é lá que nos seremos
ligados. Mesmo que este oficiante não mais esteja lá, mas é lá que tem suas
raízes. Esta é
uma das causas que a Kehilat Elohim (Congregação de D-us) não aceita
tevilah (batismo) procedente de outras organizações religiosas. Aceitar
significa reconhecer tais organizações como legítimas, pois estamos aceitando
seus ofícios como válidos diante de D-us! Sinceramente, não somos assim por
prepotência ou coisa parecida, mas por sermos sinceros diante de D-us e
coerentes com Sua Palavra.
A Bíblia ensina um só D-us
e um só povo Seu, a Kehilat Elohim. Também a Kehilat Elohim só tem uma única
cabeça, que Cristo. Se aceito outras organizações religiosas ou reconheço seu
trabalho como válido, entendo que deveria imediatamente me unir a elas. Além
disto, estarei aprovando as inúmeras divisões religiosas existentes. Somos
contra qualquer tipo de divisão religiosa! Isto é incoerência e é contra a
Bíblia. Ademais, a grande maioria destas religiões confessa abertamente que tive
sua origem na religião papal. Não podemos admitir isto, uma vez que Yeshua
(Jesus) foi claro que as portas do Hades não prevaleceriam contra Sua
Congregação e que Ele mesmo estaria com ela e seus remanescentes todos os dias,
até a consumação dos séculos.
Não creio que Yeshua (Jesus) esteve algum tempo
com a religião papal! Obviamente, se alguém discorda e quer correr o risco de
permanecer numa religião vinculada ao papado ou com uma tevilah (batismo) feito
por pessoas desta origem, o problema é dela. Conhecemos casos de pessoas que
receberam a tevilah (batismo) em nome de Jesus, mas por mãos de pastores dominguistas
ou até mesmo de pastores que nunca foram batizados em nome de Yeshua (Jesus)!
Isto é muito perigoso, para quem não quer perder tudo.
Você já pensou se sua
tevilah (batismo) não valeu nada? Como vai ficar sua fé? E se você morrer com
uma tevilah (batismo) inválida? Se o leitor se preocupa
com sua salvação e se orienta pelas Escrituras, o momento é de reavaliar a
situação.
Por que
não aceitamos batismo (Tevilah) de outras instituições?
“De sorte que foram
batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e, naquele dia, agregaram-se
quase três mil almas.” (Atos 2:41)
Toda a cerimônia de
batismo acaba por vincular o batizando ao oficiante do ato ou ao movimento
religioso a que este faz parte. Se foi batizado por um católico ou sacerdote,
você será um outro católico e estará ligado à igreja romana. Não há como
receber um batismo católico ou protestante e com isso se ligar ao povo e ao
D-us de Israel. Da mesma forma, quem se batizou por meio de um movimento
protestante, a este se ligou. O mais grave disso tudo é que os movimentos
protestantes, infelizmente, são ramos da religião romana e seus ferrenhos
defensores, o que significa que você acaba por se ligar a Roma, ou, a confirmar
a ligação anteriormente feita com ela por meio de seu batismo infantil. Não
importa se a instituição é séria, se o oficiante usou a fórmula batismal
correta, se o oficiante era sincero e um bom homem ou se você o fez com fé.
Isto não altera ou muda o rumo do elo estabelecido.
1. Por que a tevilah (batismo) é tão importante dentro
da Nova Aliança e da Congregação do primeiro século da EC, estabelecida por
Yeshua?
A tevilah está dentro deste
novo pacto e nos assegura o perdão duradouro dos pecados:
“Eis aí vêm dias, diz o SENHOR, em que firmarei
nova aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá. Não conforme a
aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar
da terra do Egito; porquanto eles anularam a minha aliança, não obstante eu os
haver desposado, diz o SENHOR. Porque esta é a aliança que firmarei com a casa
de Israel, depois daqueles dias, diz o SENHOR: Na mente, lhes imprimirei as
minhas leis, também no coração lhas inscreverei; eu serei o seu Deus, e eles
serão o meu povo. Não ensinará jamais cada um ao seu próximo, nem cada um
ao seu irmão, dizendo: Conhece ao SENHOR, porque todos me conhecerão, desde o
menor até ao maior deles, diz o SENHOR. Pois perdoarei as suas iniqüidades e
dos seus pecados jamais me lembrarei.” (Jr 31:31-34)
2. Por que não posso permanecer com o batismo
recebido noutras instituições? O batismo não é um só?
O batismo é um só e por isso,
tem que ser o verdadeiro. Além do papel de nos inserir na Comunidade de Israel,
no caso, por meio da CINA, ele nos torna herdeiros das promessas feitas ao povo
santo e nos assegura o perdão definitivo de nossos pecados. Se o batismo foi
feito noutra instituição, este não te ligou, nem ao Mashiach e nem ao povo de
Israel. D-us sempre teve um único povo: Israel. Todos os que queriam servi-Lo,
tinham que se unir a este povo o que inclui os gentios ou estrangeiros. Só
assim, teriam direitos às mesmas promessas. E todos estariam sujeitos à mesma
lei.
“A mesma lei e o mesmo rito haverá para vós outros e para o estrangeiro
que mora convosco.” (Nm15:16).
“E, quando um estrangeiro peregrinar
entre vós e também celebrar a Páscoa ao SENHOR, segundo o estatuto da Páscoa e
segundo o seu rito, assim a celebrará; um mesmo estatuto haverá para vós, assim
para o estrangeiro como para o natural da terra.” (Nm 9:14)
Na Nova Aliança isto não mudou. Os gentios convertidos e batizados
legitimamente tornam-se membros e participantes da Comunidade de Israel,
mediante o enxerto na Oliveira (Israel). Aí deixam de ser gentios! E passam a
ser o mesmo e único povo. E seguem sendo observadores da Torah.
3. Qual seria o problema em reconhecermos batismos e
ordenações feitos fora de nosso povo?
Para nossa instituição significaria:
a) Crer que D-us tem mais que um povo na Terra, talvez centenas
deles;
b) Que Sua promessa de abençoar as nações por meio de Abraão, não é
verdadeira;
c) Aceitar a existência de outros deuses, já que cada religião tem
sua concepção diferente de D-us, portanto, têm outros deuses;
d) Legitimar toda esta divisão religiosa que está aí, o que é
contra os planos divinos;
e) Estaríamos enganando a pessoa,
deixando-a pensar que está ligado à verdadeira Congregação, quando na verdade
ela permanece compactuada com Roma pagã.
f) Renunciar nossa fé.
Vemos, portanto, que não existe “rebatismo”e que o batismo entre nós:
a) É prova de que aceitamos a Nova Aliança;
b) É prova de que aceitamos a Yeshua como nosso Messias;
c) Nos identifica como povo do Eterno e Ele como nosso D-us;
d) Nos comprova como observadores da Torah; e que temos o Espírito
Santo;
e)Nos liga a Seu povo Israel (membros da Kehilah, da Comunidade de
Israel)
f) Nos assegura o perdão dos pecados.
São apenas dois
pequenos detalhes:
1. Foi invocado o nome de meu Salvador em minha tevilah (batismo)? Estou
mesmo remido, como os três mil do dia de Pentecostes?
2. Se fui batizado fora da verdadeira KehilatElohim, valeu minha tevilah
(batismo)? Não estarei eu ligado em alguma seita ou na religião papal, por ser
batizado por pessoas não ligadas verdadeiramente ao Corpo de Cristo? Quem me
batizou, tinha autoridade para me ligar no Corpo de Cristo? Ele estava ligado
em alguma coisa?
São só dois detalhes, mas são vitais, pode crer!
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